O que a HBR holding juntou: ENER + REFRISAT
Às vésperas do aniversário de nossa integração a HBR holding, nada melhor do que destacar um trabalho em conjunto que desde que nos juntamos a HBR estamos fazendo com a nossa marca irmã: a ENER.
Para quem não conhece, a ENER é uma marca inovadora e pioneira no setor de tratamento de gases. E se você não está familiarizado com isso, a gente te explica como é que isso funciona e como a REFRISAT entrou nessa também!
Onde esses sistemas são utilizados?
Em muitas industrias, mas é mais comumente procurado por fecularias, empresas de fabricação de bebidas, produção de suínos, gado de leite e confinados, frigoríficos e tratamentos de efluentes de fábricas. Ou seja, podem ser utilizados por indústrias geradoras de gases e efluentes que precisam desse tratamento, por empresas especializadas em geração de energia por biogás ou até mesmo especializados em projetos e outros geradores
O que esse sistema faz?
Esse sistema sustentável e do futuro é a grande aposta das produtoras de alimentos e geradoras de efluentes em suas produções no Brasil e no mundo, isso por que basicamente ele deixa disponível o biogás para uso em compensação, produção ou reutilização, o que a curto e longo prazo traz economia gigante em custos energéticos principalmente. Além disso, também é uma solução totalmente integrada com leis e necessidades ambientais e ligadas a uma economia mais sustentável. Para resumir, os sistemas ENER podem cumprir com uma ou mais dessas funções abaixo, dependendo da necessidade:
– Receber, tratar e “limpar” em suas composições os efluentes gerados em diversas produções;
– Preparar os efluentes recebidos para que estejam com propriedades de pressão e umidade em conformidade com a rede de compartilhamento dessa substância.
O que acontece depois e por que isso é importante?
Somente com esses sistemas da ENER as empresas conseguem readequar seus processos, economizam e cumprem leis ambientais. Existem algumas situações bem comuns após o tratamento dos efluentes e que são os principais motivos para as clientes procurarem nossa irmã de holding:
– Com o tratamento do biogás, é possível que o mesmo seja reutilizado na produção de vapor em processos fabris como de frigoríficos e cervejarias, uma grande economia já no processo;
– As empresas que não conseguem reutilizar isso em suas produções, se tornam fornecedoras de energia, já que conseguem introduzir/devolver esse gás à rede da concessionária chegando a grandes descontos de energia ou até mesmo a compensação financeira extra pelo o que foi produzido. Ou seja, renda extra em uma atividade que não era a sua principal, mas que só teve o custo fixo inicial da estrutura.
Como os sistemas ENER são vendidos?
A nossa irmã de holding é uma empresa com raízes na engenharia e no futuro da sustentabilidade, isso quer dizer que não trabalha ainda com produtos padronizados, mas já tem alguns projetos nesse sentido.
Sendo assim, trabalham principalmente com produtos feitos em nossa sede e enviados finalizados ao cliente ou montam toda uma estrutura e planta onde a instalação funcionará.
E onde a REFRISAT entra nisso?
Para quem já conhecia a REFRISAT, HBR e a Ener não existe tanta surpresa, afinal já há alguns anos revendíamos sistemas de refrigeração para a Ener como duas empresas independentes para que pudessem acoplar a esse sistema de cogeração.
A refrigeração é parte importante nesse sistema pois é através dela que os sistemas ENER conseguem modificar propriedades e composições do gás que está sendo tratado/gerado.
Por exemplo, em um digestor que produz o gás metano, o sistema ENER pode receber esse efluente em baixa pressão já sem o gás sulfídrico para que com o resfriamento haja uma condensação da umidade do gás, o que aumenta a pressão e depois com o reaquecimento o mesmo esteja em condições ideais para o grupo gerador. É exatamente esse tratamento do gás na composição, propriedades físicas e químicas e manipulação para repasse que traz benefícios para os que compram esses sistemas.
Mas aí você também pode se perguntar sobre o que mudou então de quando a Ener era a nossa cliente para o agora como nossa companheira de holding certo? Pois bem, muita coisa! Com a nossa equipe de projetos está em constante interação, conseguimos desenvolver sistemas focados para as necessidades de cada um desses projetos.
Isso quer dizer que para alguns casos a Ener fornece o sistema com um equipamento REFRISAT quase que padrão, naquela “carinha” que vocês já conhecem dos nossos produtos. E em outros casos construímos em nossa sede da REFRISAT um sistema do zero especifico para aquela necessidade.
Alguns clientes e o que a gente ganhou com isso?
Enquanto a REFRISAT, a Ener e a HBR holding ganham know-how compartilhado inclusive de processos que conheciam especificamente em suas áreas de atuação e agora tem um conhecimento ampliado, os nossos clientes recebem sistemas ainda mais testados e robustos.
Dentre os clientes que atendemos nesse período em que estamos juntos tem aí a AMITEC, AMBEV, BIOGERA, dentre muitas outras no setor alimentício e de cogeração.
Em breve colocaremos mais informações sobre essa parceria com a nossa irmã de holding!
Confira abaixo imagens de um desses projetos que fizemos para a Ambev em conjunto com a nossa irmã:
Alguns produtos interessantes:
CHILLERS |
DRYCOOLER |
TERMORREGULADORES |