Sistema de Resfriamento Evaporativo
Sistema de resfriamento evaporativo é um dos métodos mais antigos de se refrigerar algo em climas secos. O processo do resfriamento evaporativo é o fenômeno de evaporação da água, retirando o calor de um ambiente ou de um material.
O grau de resfriamento é determinado pela velocidade da evaporação: quanto mais rápido o processo da evaporação maior a queda de temperatura. O resfriamento evaporativo pode ser direto ou indireto.
Basicamente, o resfriamento evaporativo ocorre quando algum meio, produto ou equipamento cede calor para que a água evapore. A transferência desse calor pode ser forçada (fornecemos o calor) ou induzida (criamos condições para que o produto retire o calor). O exemplo mais conhecido de sistema de resfriamento evaporativo é a Torre de Resfriamento. Uma parcela de água é induzida a evaporar, retirando calor da água que sobra e se resfria por ceder este calor.
Torre Evaporativa – Sistema de Resfriamento Evaporativo
Nós da REFRISAT também atendemos esse sistema de resfriamento evaporativo. Um bom exemplo é a Torre Evaporativa Híbrida. É ideal para empresas que se preocupam com o gasto de água e dispensam tratamentos químicos. Atende também aos que buscam uma boa relação de custo-benefício. Tem fácil limpeza e aceita diferentes fluídos. Tem controle pelo quadro elétrico e CLP. De fácil manutenção e custo mediano, é um sucesso da indústria alimentícia à mecânica pesada.
Ainda dentro do mesmo sistema temos a Torre de Resfriamento de Circuito Aberto. Funciona por intermédio da passagem de ar no enchimento em contra corrente. Assim, 20% do calor da água é dissipado pelo ar e 80% por evaporação da água. É A melhor opção para processos onde não necessitam de tanto cuidado com o tratamento da água. E ainda por cima tem um custo inicial menor, tendo em vista que o preço desse tipo de Torre é o melhor do mercado.
Confira os produtos citados:
Torre de Resfriamento de Circuito Aberto | Torre Evaporativa Híbrida |