REFRISAT

Anos 90: Harald Chocolates

07/04/16 • by admin • em , , , , , , ,

Transcrevemos a seguir um case exatamente como publicamos em nosso primeiro site nos anos 90. E o gostinho de chocolates no Brasil e na América Latina já vem há muito tempo com sabor de REFRISAT em projetos pra lá de sofisticados.
“A REFRISAT desenvolveu um sistema de climatização especial para a indústria de cho-colate Harald.
O principal objetivo do cliente foi de expandir a sala de drageadeiras com a climatização do processo e do ambiente. Para isso necessitava de um sistema que mantivesse uma área de 135m2 a 18oC, combatendo a carga térmica de 23 TR e, ao mesmo tempo, fornecendo ar condicionado a 15oC e 50% de umidade relativa para 24 drageadeiras, através de insuflamento de ar localizado para cada uma.
O sistema é composto de:
• 1 intercambiador de calor (fan coil) 25TR
• 1 unidade de água gelada com condensação a água
• 1 unidade de água gelada com condensação a ar e uma torre de resfriamento que já eram do cliente e foram aproveitadas no composto do sistema
•A casa de ar (fan coil) foi construída com graus de filtragem de classe G3 e F1 em razão do número de particulado no ambiente.
O projeto foi elaborado para atender dois processos em um único gabinete, para isso foi criada uma derivação do sistema de climatização, onde parte do ar tratado é desviado e recondicionado passando por outro processo de resfriamento e desumi-dificação, para ser insuflado no interior das drageadeiras de acordo com as exigências do processo.
As vantagens de concentrar os sistemas de refrigeração num único gabinete são: a otimização de espaço e rede de dutos. O que conseqüentemente resulta em economia de investimento para o cliente.
Todo projeto, fabricação e instalação foi elaborado após análise técnica e econômica da equipe REFRISAT.”

 

Confira os produtos citados em artigo e relacionados:

Unidade de Água Gelada Trocador de Calor Torre de Resfriamento Aberta