REFRISAT

ENGENHARIA TÉRMICA

30/11/17 • by Bianca de Moraes • em , ,

Engenharia térmica engloba tecnologias com sistemas de aquecimento e refrigeração, transferência de calor e mecânica dos fluidos. É o ramo responsável pelo controle do calor em indústrias, automóveis, construções e computadores. 

Os princípios da engenharia térmica são fundamentais para o funcionamento de veículos e máquinas. A transferência de calor é a maior preocupação nessa área. A transferência da energia em forma de calor é transgeração de calor. O aquecimento e refrigeração de líquidos são importantes em muitos ambientes industriais e constituem outra parte importante dessa área. 

Um engenheiro térmico também deve compreender a dinâmica de fluidos. Líquido de arrefecimento é utilizado para reduzir a temperatura dos processos e evitar o sobreaquecimento. Ebulição é outro método que cria o vapor que pode ser condensado no refinamento de um químico. O estudo destes processos ajuda os profissionais industriais a determinar a regulação ideal da temperatura.

Um prédio de escritórios em um clima quente e úmido pode precisar de mais ventilação e ar condicionado para promover arrefecimento do que o mesmo edifício em um clima frio. Estabelecimentos comerciais e restaurantes, podem exigir sistemas de refrigeração fortes. 

OS 3 SISTEMAS DA ENGENHARIA TÉRMICA

• Sistema de aquecimento e refrigeração – um conhecimento aplicado em construções e indústrias, criando um ambiente ideal para a circulação de pessoas, além de ser extremamente importante no design de carros, para controle térmico e refrigeração eficientes.

• Sistema de transferência de calor – geralmente é um sistema usado na construção de casas, com placas de aquecimento solar, e em automóveis, para cálculos na fabricação do motor ou nos novos modelos com motor elétrico.

• Sistema de mecânica de fluidos – muito comum na fabricação de automóveis, para manutenção da temperatura do óleo e controle térmico da bateria, por exemplo.

Observa-se uma grande abrangência de atuação da engenharia térmica no cotidiano urbano, com papel de extrema importância na maioria das atividades de rotina das pessoas.

engenharia térmica

Unidade de Água Gelada Trocador de Calor Torre de Resfriamento Aberta