REFRISAT

ar condicionado data center

28/03/18 • by Claudia Ramires • em ,

O ar condicionado data center é uma tentativa de manter a temperatura dentro do sistema do data center. Data Centers são estruturas complexas. Com os mais diversos componentes que juntos permitem o processamento e armazenamento de informações para a continuidade dos negócios de uma empresa.

Nessa composição, a climatização é um sistema crítico pois é o segundo sistema que mais consome energia do conjunto e, ao mesmo tempo, o responsável por manter o ambiente interno favorável à operação dos equipamentos que compõe o Data enter, como servidores, storages, switches, etc.

A climatização representa entre 40 e 50% do custo de energia elétrica de um Data Center, perdendo apenas para o consumo de energia demandado pelos servidores.

Funções do ar condicionado data center

Controle da temperatura: os servidores e demais equipamentos do datacenter aquecem muito durante seu funcionamento, correndo o risco de se auto desligarem ou queimarem, o que pode causar uma parada não programada no Data Center e a interrupção dos serviços. Essa dissipação de energia em forma de calor poderia levar a temperatura de um Data Center a ultrapassar facilmente os 50ºC, enquanto a temperatura ideal para funcionamento é ao redor de 25ºC. Assim, para manter essa temperatura mais baixa e estável, utiliza-se máquinas específicas de ar condicionado.

Controle da qualidade do ar: para garantir a qualidade de pureza do ar no interior do Data Center, é importante que esteja livre das partículas solidas e contaminantes presentes no ar. A presença de poeira ou qualquer partícula pode prejudicar o funcionamento do sistema e causar uma parada. A limpeza do ar ocorre por meio de um sistema de filtragem presente nas unidades de ar condicionado.

Controle da umidade: os equipamentos eletrônicos são muito sensíveis. A baixa umidade do ar pode gerar carga eletrostática que queima os componentes eletrônicos dos servidores. Já a alta umidade pode causar a condensação de água dentro dos servidores. Além disso, as bactérias se proliferam nos dois extremos, então a umidade relativa precisa manter-se em torno de 50%.

Como os equipamentos de climatização são os que consomem mais energia dentro do Data Center além dos servidores, cuidados especiais devem ser tomados durante o projeto para aumentar a eficiência do sistema de refrigeração e consequente diminuição dos gastas com energia elétrica. Existem várias técnicas de refrigeração que devem ser adotadas durante o projeto de qualquer Data Center e recomendadas para promover eficiência energética. Dentre elas, destaca-se a colocação do ar condicionado o mais próximo possível dos servidores para evitar o gasto de energia com a movimentação do ar, o free cooling, que utiliza o ar externo para refrigerar internamente, otimizando o consumo de energia   elétrica, utilização de sistema com água gelada (Chillers), confinamento dos corredores quente ou frio, etc.

Climatizador Self Contained de Precisão Trocador de Calor Torre de Resfriamento Aberta