REFRISAT

SAÚDE e PLÁSTICO, tudo em um.

09/10/15 • by Claudia Ramires

Atendemos diferentes setores de atuação, e para os que nos acompanham isso já não é novidade. Fornecer equipamentos para clientes em que criamos laços de amizade e parceria sempre resulta em um case muito interessante e que relembra o quanto estamos presentes em diversos setores que fazem parte do seu dia-a-dia.

O case especial do mês é sobre a empresa Cralplast. Há 37 anos no mercado, e opera com base em valores com os quais compartilhamos, como: qualidade, profissionalismo e inovação. A empresa, que tem como principal atividade o fornecimento de produtos para análise de patologia clínica e hospitais, procurou a REFRISAT pela confiança e pelo atendimento pós-vendas e de assistência técnica, conhecidos desde sua primeira compra em 1996.

Tudo começou quando a CRAL investiu na cons-trução de sua matriz, com modernas instalações para estocagem de produtos, sala limpa, escritórios climatizados, área de lazer para os colaboradores, estacionamento, sistema de coleta de lixo seletiva e muito mais. No passado, os investimentos contaram também com o projeto e fornecimento pela REFRISAT, tanto para controle de temperatura e umidade do ambiente, como periféricos e a infraestrutura para uma sala limpa com nível de filtragem A3 e com eficiência mínima teste DOP de 99,97% para partículas de 0,3µ.

Quem visita a fábrica da CRAL percebe que a preocupação da empresa com uma produção de qualidade em todos os sentidos é visível. Internamente, a empresa conta com um setor de injeção plástica, onde 3 fancoils foram instalados, totalizando 32TR alimentados por água provida de Chillers REFRISAT, todos alocados ao tempo na parte externa do galpão. Toda a automação do sistema foi inteiramente projetada por nossa equipe de engenheiros, incluindo painéis de comando e itens fundamentais para o controle otimizado.

Com todo esse investimento inicial há alguns anos, a CRAL optou pelo uso de Torres de Resfriamento de circuito aberto para o funcionamento do sistema de água industrial que alimentava os trocadores de calor das injetoras. A aquisição destes equipamentos de baixo custo de aquisição e boa eficiência tem também, no entanto, um alto índice de consumo de água e manutenção frequente com o uso de produtos para tratamento químico, motivo pelos quais a CRAL nos solicitou um estudo para o fornecimento de equipamentos que eliminassem esses problemas, e estivessem de acordo com o histórico de sustentabilidade visível em todos os cantos de sua matriz .

Foi aí que, mais uma vez, a REFRISAT entrou em ação, estudando soluções em que os objetivos fossem alcançados. Fornecemos todo o suporte de adequação do projeto hidráulico, incluindo um novo Chiller SAT 120 AR especial (lançamento 2015), acoplado à linha dos outros já existentes, o que proporcionou versatilidade na programação para os três sistemas utilizados de água: dos Fan-Coils a 7oC, dos Moldes das injetoras a 10oC e dos trocadores de calor do óleo hidráulico das injetoras a 22oC.

Neste novo processo, a carga térmica foi de mais de 83.000 kcal/h, com uma programação especial e com a inovadora Válvula de Expansão Eletrônica da nova linha 2015 REFRISAT, atendendo e indo além das regras estabelecidas para auditorias da ANVISA, as quais são bem importantes no setor de atividade da CRAL.

Em pouco tempo após a instalação, o consumo de água industrial para esse processo zerou, e o custo com produtos para manutenção química diminuiu consideravelmente. Além de todas as características técnicas de performance, com a evolução de nossos equipamentos, que estão cada vez mais compactos, a ocupação da sala de máquinas reduziu em mais de 50%, aumentando a área útil para produção.

Parceria. Trabalhamos para isso, e mantemos clientes que como a Cral nos procuram em busca de soluções de confiança e que atendam não só as necessidades de produção como as obrigações que temos com o meio ambiente e com a sustentabilidade no ambiente industrial.