REFRISAT

SAÚDE, CORAÇÃO E A CONTRIBUIÇÃO DO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

04/08/17 • by Claudia Ramires • em , , , , , , , ,

A REFRISAT trabalha em diversas áreas, desde a indústria até a área da saúde. Na área da saúde somos pioneiros, com o primeiro projeto de Chiller Brasileiro para uso e aplicação em diagnósticos por imagem.

Fornecemos equipamentos para diversas aplicações em diagnóstico. Uma das mais utilizadas é a Tomografia. Já que no mês de agosto é relembrado o dia Nacional da Saúde (05 de agosto) e o dia do Cardiologista (14 de agosto), decidimos falar de maneira um pouco mais especifica sobre o tema, e foi aí que chegamos na Angiotomografia.

É com o exame de Angiotomografia que os cardiologistas conseguem identificar com clareza o fluxo sanguíneo em qualquer parte do corpo, observando perfeitamente diâmetro e outros pontos que evidenciam com clareza problemas de obstrução por diversos motivos. Até mesmo as menores calcificações coronarianas podem ser detectadas em um exame como esse, sendo assim muito indicado para o acompanhamento e identificação de doenças do coração, calcificação coronariana e até aneurisma cerebral.

Outro exame que também participamos é a Ressonância Magnética do Coração. Em alguns laboratórios esse exame é feito de forma separada por ter um foco na descoberta de danos no coração. É por meio desse exame que é possível observar o miocárdio e identificar zonas lesadas por infarto, assim como defeitos congênitos e vasos de calibre como a artéria aorta. O Exame de RM é bem completo e consegue avaliar funcional e morfologicamente o coração.

Em outubro do ano passado a OMS lançou uma pesquisa de que as doenças com maior incidência de morte no mundo são as doenças cardíacas, por isso é tão importante ficar de olho nisso! No Brasil, em 2015 a estimativa de mortes por doença cardíaca ficou em quase 350 mil pessoas, e não a toa os cardiologistas enfrentam com tanta força o sedentarismo, obesidade, tabagismo e até mesmo o consumo de álcool, estresse e má-alimentação. O coração o grande regente de todas as atividades que estão em frequente funcionamento em nosso corpo.

Bora fazer o check-up anual e ter certeza de que estamos nos cuidando e no caminho certo?

E para os médicos de plantão, que procuram mais informações a respeito, reunimos uma biografia muito legal que recebemos de doutores pelo Brasil a fora que podem ajudar e muito a entender melhor sobre o estudo desse tipo de doenças via diagnóstico por imagem:

  1. Semiologia Radiológica do Coração e Pulmões
  2. Atlas do Diagnóstico por imagem em cardiologia – 1a edição – Fleury
  3. Video HCOR: