REFRISAT

Earth Day: Anos de trabalho em busca de soluções sustentáveis e responsáveis

20/04/16 • by Claudia Ramires • em , , , ,

A REFRISAT é reconhecida como referência inclusive de sustentabilidade.

Sabemos que na área industrial, principalmente considerando as atividades de trabalho de muitos players, é muito difícil se manter 100% eco-friendly. Se não é um problema de infra-estrutura por conta da logística do país ou até mesmo de custos e impostos, pode ser que o empecilho seja mesmo no processo em que estamos inseridos. Falar de modernidade no Brasil sempre foi muito dificil principalmente por conta de barreiras alfandegárias, impostos muito altos sob produtos de alta tecnologia, e isso tudo obviamente influencia no preço do produto final o que impacta diretamente as vendas de qualquer empresa.

A REFRISAT, no entanto, nunca viu nada disso como uma barreira maior do que já é, pois buscamos soluções, e como uma empresa responsável isso também inclui preservar o que ainda temos em nosso mundo. O dia 22 de abril  é um lembrete de que o mundo precisa dessa preocupação e inclusive para informar aos nossos clientes decidimos escrever um artigo com as principais práticas mais do que sustentáveis que lutam de maneira responsável contra o consumo desenfreado e buscam o consumo RESPONSÁVEL.

Quando falamos sobre consumo responsável falamos de todos nós, mas das atividades da REFRISAT como empresa. Veja abaixo nossa linha do tempo de ações mais do que sustentáveis: responsáveis.

Anos 80 – A REFRISAT tinha poucos anos de atividade e passou a adotar medidas de economia hídrica e energética quando deu ínicio as suas operações.

Anos 90– Ainda existiam poucas empresas fornecedoras de gases ecológicos no Brasil, bem como peças que se adequassem a esse tipo de gases, por isso a REFRISAT continuou um trabalho de procura e de pressão perante suas fornecedoras para que trouxessem componentes que estivessem de acordo com os Protocolos de Montreal. No final dos anos 90 e ínicio dos anos 2000 fomos uma das primeiras empresas no Brasil a iniciar uma linha de equipamentos com gases ecológicos que substituíam o R22 dentre outras variações.

Anos 2000– Iniciamos uma reformulação gradual de nossos produtos, principalmente pela alta nos preços de componentes eco-friendly. Dividimos a nossa produção para que pudéssemos nos familiarizar com as novas tecnologias e iniciamos um trabalho de divulgação de produtos com gases ecológicos. Fomos a primeira empresa do setor a lançar um equipamento e uma linha ECO.

Anos 2010– Após anos de estudo, novas tecnologias, menores barreiras e melhores preços, conseguimos melhorar as condições de vendas para os equipamentos eco-friendly e em conjunto com o nosso departamento exclusivo de desenvolvimento em automação iniciamos um árduo trabalho de modificação de toda a nossa linha para o uso dos gases ecológicos. Atualmente, todos os equipamentos REFRISAT contam com o uso de gases ecológicos e que estão de acordo com os principais tratados internacionais.

Além de todas as modificações em nossos equipamentos, não deixamos para trás a nossa organização interna. Ao longo desses anos, inclusive com a intenção de enxugarmos custos desnecessários, iniciamos um trabalho contínuo de descarte devido de resíduos em geral, seja em nossa produção quanto em nossos escritórios.

Eliminamos o uso de papel em mais de 60% nos últimos 5 anos e trabalhamos diariamente para cortarmos os processos burocráticos que exigem volumes altos de impressão para continuarem funcionando.

Além disso, a REFRISAT reutiliza todos os materiais que por algum motivo apresentam qualquer tipo de sobra, revertendo todo o valor desse material para a produção e para o investimento em práticas sustentáveis internas.

Atualmente ainda identificamos algumas falhas em nossa organização que podem ser melhoradas, mas a REFRISAT também desenvolveu um programa de melhoria de processos que gradualmente está transformando o estilo de trabalho individual de seus profissionais para uma cultura mais responsável. São 40 anos de REFRISAT, trabalhando em conformidade com os padrões e normas internacionais e mais importante: deixando um legado de responsabilidade para as futuras gerações.

Não vamos nos esquecer de que no Earth Day a reflexão sob nossas pequenas atitudes perante o planeta é extremamente importante, e nós vamos continuar!

SAT-AR-ECO-TOUCH

Primeiro equipamento fabricado somente com gases e sistemas eco-friendly no Brasil.