REFRISAT

Tratamento de Água Torre de Resfriamento

09/01/18 • by Bianca de Moraes • em , ,

O tratamento de água Torre de Resfriamento se faz importante por conta do impacto ambiental através da aplicação de produtos químicos que podem agredir o meio ambiente. Não realizar esse tratamento pode acarretar a parada da produção, ou redução de carga. Já que haverá depósitos excessivos nos feixes dos trocadores de calor.

A falta do tratamento de água também causará manutenções e aquisição de novos equipamentos que não foram previstas. E consequentemente aumentarão os riscos operacionais e não há a mesma garantia quanto a qualidade do produto final.

PROBLEMAS COM A FALTA DE TRATAMENTO DE ÁGUA TORRE DE RESFRIAMENTO

É comum que haja corrosão na torre de resfriamento se não há o tratamento da água. É a tendência natural dos metais retornarem ao seu estado mais estável. Na forma de óxidos e sais.
A Incrustação também é frequente, é quando aparecem alguns depósitos nos circuitos devido aos sólidos em suspensão.
E também pode ser observado o surgimento de Slime, que é o desenvolvimento de microorganismos que se forma por conta de depósitos de origem orgânica

Uma  torre de resfriamento é um equipamento de remoção de calor usado para transferir o resíduo de calor de processos industriais para a atmosfera. As torres de resfriamento utilizam a evaporação da água para tirar o calor e resfriar o fluido do processo.

As aplicações mais comuns incluem o resfriamento da água que circula nas refinarias de petróleo, indústrias químicas, estações de energia e refrigeração de edifício.

 

Unidade de Água Gelada Trocador de Calor Torre de Resfriamento Aberta