REFRISAT

Torres de Água Resfriamento

20/01/18 • by Bianca de Moraes • em , ,

As torres de resfriamento são equipamentos utilizados para o resfriamento de água industrial, também chamadas de Torres de Água. Na maioria dos processos industriais, há necessidade de resfriamento de equipamentos que geram uma certa quantidade de calor durante sua operação. E as torres de água são uma das alternativas para esse resfriamento

FUNCIONAMENTO TORRES DE ÁGUA RESFRIAMENTO

Basicamente, a operação de uma torre de água funciona com a entrada de água, na parte superior da torre, através do bocal de entrada. Em sequência, a água é distribuída ao enchimento de contato através dos bicos ou bocais de distribuição.  O ventilador fica localizado na parte superior ou na lateral da torre e simultaneamente, aspira ou insufla o ar para o interior. O ar passa pelo enchimento e entra em contato com a água, ocorrendo a transferência de calor.

Já nas torres “sem enchimento”, o resfriamento acontece através do contato da água com o ar. O ar quente sai na parte superior da torre e a água fria é disponibilizada pelo bocal de saída.

O projeto de torre de resfriamento de água exige o conhecimento de vários princípios básicos de engenharia térmica. Esses princípios são utilizados em aplicações práticas unidos com os melhores materiais e técnicas existentes. Assim é mais de obter os resultados desejados. Para isto, os componentes básicos consistindo de estrutura, enchimento, sistema de distribuição de água, venezianas, eliminadores de gotas, fechamento, plataformas e cilindro (ou difusor) do ventilador, precisam ser projetados para formarem uma unidade integral. 

Unidade de Água Gelada Trocador de Calor Torre de Resfriamento Aberta