REFRISAT

Importância da refrigeração em datacenter

21/05/18 • by Bianca de Moraes • em , , , ,

A importância da refrigeração em datacenter é uma questão comum desde que as grandes empresas adotaram esse sistema. O Data Center é o local onde ficam todos os equipamentos de processamento e armazenamento de informações em uma empresa. São estes os sistemas responsáveis pelo funcionamento da rede de computadores.

É composto por racks metálicos com cabos elétricos e de dados que liberam muito calor. Nestes locais, a relação entre o calor responsável por alterar a temperatura do ar e o calor que age sobre a umidade, é de 90% para 10%. Assim, a refrigeração em datacenter deve ter alta capacidade de retirar o calor sensível, insuflando altas vazões de ar no ambiente.

POR QUE REFRIGERAR DATACENTER?

Devido às altas temperaturas, os CPDs são totalmente dependentes de um sistema de refrigeração. O calor, além de comprometer a eficiência, pode inviabilizar o funcionamento e diminuir a vida útil dos equipamentos. Para garantir um local com as condições ideais de temperatura, é necessário que o Data Center possua um sistema exclusivo de refrigeração, conforme os padrões e as exigências específicas.

A temperatura ideal para o datacenter é entre 21 e 22 graus, com umidade entre 45% e 55%. O grande desafio é manter a temperatura e umidade estáveis, já que o sistema funciona ininterruptamente, 24 por dia. Para se ter uma ideia, a climatização é responsável por cerca de 40% a 45% do custo de energia na operação de um Data Center.

Um sistema de refrigeração de Data Center eficiente dependerá de um bom projeto. Desta forma, são definidos os aparelhos necessários para o arrefecimento do ambiente. 

Climatizador Self Contained de Precisão Trocador de Calor Torre de Resfriamento Aberta