REFRISAT

FUNCIONAMENTO DO DRYCOOLER

08/03/18 • by Bianca de Moraes

O funcionamento do Drycooler tem o mesmo princípio dos resfriadores de circuito fechado. A água de processo circula somente dentro de um feixe tubular de cobre (serpentina), sem ter nenhum contato com o ambiente externo. Dessa maneira fica protegida de qualquer contaminação que possa comprometer os componentes.

O Dry Cooler é um equipamento de resfriamento que utiliza a temperatura ambiente para resfriar um fluido, sem a utilização de compressor. O ar ambiente é resfriado por meio de um bulbo úmido, parte da água evapora, reduzindo a temperatura. Quanto menor a temperatura do ar ambiente, maior será a eficiência do resfriador.

Opera como um circuito de água fechado, sem evaporação. Por esse motivo o consumo de água é mínimo e a água utilizada nos equipamentos é livre de contaminações. Esse sistema é recomendado para aplicações onde a qualidade do fluido resfriado deve ser preservada.

ECONOMIA FUNCIONAMENTO DO DRYCOOLER

Também conhecido como “torre seca” ou resfriador de circuito fechado a ar, o funcionamento do drycooler pode alcançar até 97% de economia de água. Isso só é possível porque o processo de resfriamento é feito com a ajuda do ar. Os ventiladores que compõe o equipamento sugam pelas suas laterais o ar na temperatura ambiente, que ao passar pelo feixe resfria a água que circula no interior dos tubos da serpentina.

Pelo modo de funcionamento do drycooler é considerado um equipamento ecologicamente correto, já que não gera efluentes que possam contaminar o meio ambiente e dispensam o tratamento químico da água. Esses resfriadores podem ser usados em qualquer tipo de aplicação onde não possa haver contaminação do fluido  que está sendo resfriado.

Obtendo um drycooler REFRISAT você ainda pode optar por diversos recursos exclusivos que irão facilitar o processo industrial de sua empresa. Entre em contato e saiba mais.

FUNCIONAMENTO DO DRYCOOLER

Unidade de Água Gelada Trocador de Calor Torre de Resfriamento Aberta