REFRISAT

Expansão direta e expansão indireta

19/02/20 • by admin • em , , , ,

 

Das aplicações de refrigeração, é muito comum  se discutir sobre expansão direta e expansão indireta. 

São dois conceitos diferentes para um mesmo resultado, por isso fica a dúvida de como aplicar cada um. Até por isso, sempre recomendamos que os projetos sejam acompanhados por engenheiros e empresas preparadas. O resultado final está diretamente relacionado ao fato de que uma boa consultoria foi dada, pois dessa forma os custos são dados da forma correta e no dimensionamento apropriado e sob medida.

Sistemas de expansão direta

Mais comuns e com aplicações de vários portes, os sistemas de expansão direta fazem a refrigeração sem intermediários. O único fluido responsável pela queda do ar em contato com o sistema é mesmo o refrigerante. 

Em contato com a serpentina e ao evaporar, o sistema resfria diretamente o ar. É o caso por exemplo do ar condicionado split, self contained e os de janela. 

No portfólio REFRISAT trabalhamos com o Self Contained principalmente com uso de precisão em Datacenters,  Centros de Dados e até mesmo outras aplicações de conforto conforme requisições especiais. 

Sistemas de expansão indireta

Os clássicos REFRISAT são mesmo os sistemas de expansão indireta. Como o nome já diz, diferente dos sistemas diretos, eles resfriam um fluído intermediário para retirar o calor do ar (ou processos) após o repasse por uma serpentina. 

O refrigerante resfria esse fluído (na maior parte das vezes água), passa por uma serpentina e retira o calor de processos e ambientes. 

Como saber quando escolher um ou outro?

CONSULTORIA!

A REFRISAT, como uma empresa de 40 anos está aqui para inclusive entender qual a necessidade e oferecer a melhor solução. Trabalhamos diretamente com nossos clientes: no olho a olho! Dessa forma, identificamos todas as possibilidades que podemos oferecer de modo a facilitar a rotina de nossos clientes. 

Escolher entre expansão direta e expansão indireta é mais do que somente entender sobre a parte teórica do processo.

Sendo assim, normalmente em aplicações de climatização de pequeno a médio porte é sempre direta. Em casos de processos e projetos mais focados, é muito possível que a melhor opção seja a de expansão indireta. 

Não deixe de nos consultar para entender qual a melhor opção de controle térmico para a sua empresa.

 
Climatizador Self Contained de Precisão Trocador de Calor Torre de Resfriamento Aberta