REFRISAT

Central de Água Gelada

27/10/17 • by Bianca de Moraes • em , ,

Com a globalização, a indústria teve que aumentar o seu ritmo e volume de produtividade. Para isso, precisavam de um equipamento que aumentasse a produção sem perda da qualidade. Assim surgiram os processos de refrigeração industrial e a central de água gelada industrial.

A água é um elemento utilizado por diversos tipos de indústrias. Dessas, muitas precisam aplicar o elemento em uma temperatura mais baixa ou até negativa durante o processo industrial. Para esse resultado, é preciso o tipo de equipamento correto: a central de água gelada ou chiller.

A central de água gelada é o equipamento utilizado nos processos de resfriamento que necessitam de água a uma temperatura inferior a 25°C. Esse equipamento também pode alcançar temperaturas negativas. Na área da refrigeração industrial, água com temperatura abaixo de 25°C é considerada água gelada industrial.

CENTRAL DE ÁGUA GELADA OU CHILLER

É um item bastante eficiente que apresenta características que sempre agradam ao cliente. A central de água gelada acelera a produção, reduzindo o tempo dos ciclos da fabricação. Também é responsável por estabilizar a temperatura da água que será utilizada no processo industrial. Essa temperatura normalmente é inferior a 25°C ou até mesmo negativa, e com este equipamento, o controle é da temperatura fica de acordo com a necessidade do usuário.

No mercado existem diferentes tipos de equipamentos que são chamados de central de água gelada, embora haja algumas diferenças entre eles.

Embora as funções de uma unidade ou central de água gelada e de um chiller sejam similares, a diferença está nos equipamentos complementares e no porte das instalações em que serão utilizados.

Comumente, chillers também são chamados de unidade de água gelada. Mas há detalhes que diferenciam esses dois tipos de equipamento. Unidade ou central de água gelada é o nome dado a um equipamento completo, ou seja, que disponha de reservatório de água e bomba de processo. Já um chiller não possui esses componentes incorporados à sua estrutura. Para que seu funcionamento ocorra da maneira correta, é preciso o uso de um sistema externo com reservatório e bomba.

Existe outra diferença entre um chiller e uma central de água gelada. Os Chillers são mais comuns e grandes empresas porque normalmente elas já tem reservatório e bomba que são utilizados em outros processos.

central de água gelada

Unidade de Água Gelada Trocador de Calor Torre de Resfriamento Aberta