REFRISAT

AR CONDICIONADO CHILLER

05/02/18 • by Bianca de Moraes • em , , , ,

O sistema Fancoil / Ar Condicionado Chiller utiliza-se de um fluido intermediário para climatizar o ambiente. Compõe-se de água gelada misturada com etileno-glicol ou apenas água gelada. A água torna-se gelada no chiller situado numa casa de máquinas. A água gelada é circulada por bombas de água gelada até o fancoil.
 
Os sistemas compostos por chillers estão associados a uma rede de distribuição de água gelada para unidades conhecidas por fan-coil. O fan-coil é análogo à unidade evaporadora, tendo a função de forçar a passagem de ar pelos tubos de água gelada, jogando ar frio para o interior do ambiente. Estes sistemas normalmente apenas refrigeram.
 

USO DO AR CONDICIONADO CHILLER 

 
O aquecimento implica no emprego de caldeiras associadas aos fan-coils. Em regiões onde a tarifa de energia é diferenciada para cada período do dia, o chiller pode ser usado para acumular água gelada ou gelo nos horários em que a energia é mais barata (à noite) para depois fazer o uso durante o dia e, principalmente, nos horários de pico, reduzindo assim a demanda a ser contratada. 
 
O que poucas pessoas sabem é que no Ar Condicionado Chiller geralmente a condensação do fluido refrigerante é realizada através do uso de água que circula por uma torre de arrefecimento (ou usa condensação a ar para menores capacidades). Os fancoils recebem a água gelada a aproximadamente 7ºC e a devolve a cerca de 12ºC para o chiller.
 
ar condicionado chiller
Unidade de Água Gelada Trocador de Calor Torre de Resfriamento Aberta