REFRISAT

Sistema de Resfriamento Industrial

15/10/17 • by Claudia Ramires • em , ,

Sistema de Resfriamento industrial é utilizado em diversos segmentos industriais. Plástico, fundição, siderúrgicas, alimentícias, químicas, papel e celulose, são alguns exemplos. O controle da temperatura é essencial para a indústria. A maioria dos processos industriais, independente do segmento, gera calor e é preciso gerir a temperatura. Essa atitude evita dano ao processo e reduz os custos.

O calor gerido pelo processo deve ser retirado e daí a necessidade de um sistema de resfriamento. O sistema de resfriamento é mais do que uma etapa do processo industrial, oferecem benefícios importantes para o funcionamento das indústrias.

Muitos dos processos de indústrias requerem um controle da temperatura em uma determinada parte do processo. Além disso, um sistema térmico, quando bem operado e controlado, consegue aproveitar ao máximo a transformação da energia térmica. E por consequência, melhora a produtividade e reduz os custos operacionais. Para realizar esse controle de temperatura, o mercado conta com sistemas de troca térmica como as torres de resfriamento e os chillers.

Diante da necessidade de economizar recursos como água e energia, o sistema de resfriamento de água industrial ganhou mais evidência dentro dos processos produtivos. É uma boa alternativa na busca por conta da redução de custos dentro das indústrias.

Equipamentos com um Sistema de Resfriamento Industrial

Para baixar a temperatura de determinados sistemas a água é utilizada como meio de resfriamento, assim conhecida como água industrial. A temperatura dessa água deve ser reduzida o tempo todo, para alcançar o valor ideal do sistema industrial. Ela evita o superaquecimento e contribui para o aumento de produtividade e é reaproveitada, evitando o desperdício desse recurso.

As torres de resfriamento são utilizadas há muitos anos pela indústria no sistema de resfriamento de água industrial. É uma das soluções mais antigas, eficientes e com baixo valor de aquisição, apesar de ter seus pontos negativos.

Os resfriadores de circuito fechado ou torres de circuito fechado são utilizados em sistema de resfriamento de água industrial onde não pode haver contaminação do fluido resfriado. Pois contam com uma serpentina de aço em seu interior por onde circula somente a água industrial, isentando-a de contaminações que possam prejudicar os equipamentos.

Os drycoolers ou resfriadores secos, operam com circuito fechado de água industrial e podendo economizar em até 97% de água comparando-se ao sistema aberto.

Já as unidades de água gelada e os chillers são indicados para processos onde a água precisa alcançar temperaturas inferiores a 25°C e pode até atender temperaturas negativas!

 

SISTEMA DE RESFRIAMENTO INDUSTRIAL

 

unidade de água gelada
Unidade de Água Gelada Chillers SAT-C Drycooler